sexta-feira, 4 de abril de 2008

Abelhas comendo flores (retificado)










As arapuás ou abelhas-cachorro, Trigona spinipes (Fabr.), são importantes pragas agrícolas, especialmente para as lavouras de fruteiras, como as de maracujá, manga, jaca, abacate e banana, seja por se alimentarem de seus tecidos florais, ou outros tão quanto tenros, como também por inibirem os seus respectivos polinizadores, como a outra abelha, a mamangava nas flores do maracujazeiro, por exemplo, trazendo prejuízos aos agricultores.

Atacam também as orquídeas, especialmente os tecidos florais e, em menor frequência, outros órgãos mais tenros como gemas e as coifas das raízes.

Utilizam-se das substâncias dos tecidos florais não só para se alimentarem, mas também para edificações de ninhos.

O controle mais eficiente é o preventivo, destruição dos seus ninhos nas proximidades, embora exista a possibilidade de se controlar quimicamente, em ocasiões que você não tem como destruir o ninho pelo mesmo se encontrar na residência de algum vizinho.

Partes florais consumidas (as duas primeiras abaixo, bem como na segunda linha à direita, Cohniella jonesiana, e na segunda linha abaixo, a esquerda Cattleya forbesii).




















Atrapalhando cruzamentos: furtando políneas (ambas abaixo, Cattleya bicolor brasiliense), e











fazendo o papel das abelhas, polinizando para que haja a fecundação (ao lado e abaixo, Coppensia varicosa). Lembrando que não é muito vantajoso deixar isso por conta delas, pelo fato de nunca se ter certeza sobre a verdadeira planta doadora de pólen na ocasião.

















Pouco mais sobre a Trigona spinipes (Fabr.), aqui e aqui.

Nenhum comentário: